O personagem deve adquirir esta Qualidade separadamente para cada um dos sentidos; Visão, Audição, Olfato, Tato, Paladar, muito embora os dois primeiros sejam os mais úteis em jogo. Para cada nível, ele ganha +1 em qualquer teste de Percepção que envolva o sentido escolhido. Além disso, dependendo do sentido afetado, ele possui bônus adicionais: Bônus de audição vale para todas as Perícias musicais. Bônus de visão vale para todas as perícias arma distância. Bônus olfato vale Caça, Cozinhar (e Rastreamento, se tiver sido adquirida como Perícia e não como Especialização de Caça, não sendo cumulativa). Bônus tato vale dobrado para para Arrombamento, Escalar, Sedução. O bônus de Visão vale para a Perícia Desenho e, além disso, o bônus da visão aguçada conta para qualquer arma de arremesso, mas apenas no caso de existirem penalidades por distância. Nestes casos, o bônus contará depois da penalidade por distância. Exemplo: o Mestre decide que o Personagem tem uma penalidade de -5 por atirar a uma certa distância por entre as árvores. Porém, esse Personagem possui Sentido Aguçado: Visão +3. Ele terá, então, apenas -2 no teste (-5 +3 = -2)