Atributo base: Inteligência. Esta Perícia deve ser comprada separadamente para cada instrumento que o personagem queira saber tocar, como flauta, alaúde, tambor e outros instrumentos. A Perícia deve ser adquirida individualmente para cada um deles. Especializações: As especializações das Perícias artísticas levam em consideração que os Personagens possam utilizar-se de sua Mana para influenciar pessoas a sua volta. Como resultado, seus efeitos são mais poéticos e narrativos e devem ser interpretados por Mestres e Jogadores. Palavras de poder (20 Pontos) Todas as habilidades desta Perícia que sejam resistidas com Vontade passarão a ser resistidas com Vontade ½. Essa especialização pode ser adquirida uma segunda vez para que os testes sejam realizados com Vontade ¼. Encantar (NH 15+) (5 pontos) O Personagem é capaz de impressionar com suas habilidades artísticas. Gastando 3 pontos de Mana, ele é passa a ter a empatia de quem tenha assistido uma apresentação sua. Os presentes se sentirão à vontade para conceder informações e pequenos benefícios ao personagem. Acalmar emoções (NH 15+) (5 pontos) Gastando 6 pontos de Mana, o Bardo é capaz de acalmar emoções exaltadas de qualquer quantidade de pessoas que possam ouvir sua música. Alternativamente, ele é capaz de fazer com que os ouvintes durmam. Caso falhem num teste de Vontade, eles dormirão mesmo se não estiverem cansados, acometidos de uma irresistível vontade de sonhar. Inspirar Bravura (NH 15+) (10 pontos ou 5 pontos se já possuir a Qualidade Bravura) O personagem é capaz de conceder um bônus de +5 para testes de Vontade que envolvam situação de combate para todos que ouçam sua música, que se tornará um grito de guerra. Ao ativar o efeito, o personagem precisa gastar 3 Manas. A duração é de um dia. Fascinar (NH 17+) (5 pontos) Com essa habilidade, o personagem é capaz de atrair a atenção e deixar todos os que possam ter contato visual/auditivo com a sua apresentação concentrados na mesma, evitando fazer qualquer outra coisa que não seja assisti-la. O personagem gasta 5 pontos de Mana para Fascinar, e qualquer personagem que queira resistir deve fazer um teste de Vontade. Gritos, brigas e ameaça de combate encerram o efeito. Alternativamente, ele é capaz de impedir que efeitos mágicos provocados por outras criaturas como Pânico possam afetar qualquer um que o ouça tocar. O Bardo faz uma dessa Perícia contra a habilidade em questão, em caso de sucesso, os ouvintes de sua música ficam imunes aos efeitos naquela rodada. Sugestionar (NH 17+) (10 pontos) Gastando 5 pontos de Mana, o personagem é capaz de sugestionar uma emoção ou ideia após uma apresentação, em todos que a tenham assistido. Os presentes ficarão mais sensíveis a quaisquer situações que envolvam a emoção escolhida pelo artista (como alegria, medo, esperança). Para resistir aos efeitos da Sugestão, deve-se realizar um teste de Vontade. Inspirar heroísmo (NH 19+) (20 pontos) Neste nível, o Bardo é capaz de inspirar um Personagem a se tornar particularmente convencido de que seus atos irão conduzi-lo a um momento heroico. Para usar o efeito, é necessária uma rodada completa em que o Bardo não seja interrompido em sua ação Apesar da habilidade estar disponível para Personagens que não cantem ou representem, o Bardo apenas necessita falar para ativa-la . O personagem alvo (incluindo o próprio bardo) de Inspirar Heroísmo receberá um bônus de +1 em Esquiva e em todos os Ataques e Defesas durante uma cena. Se o Bardo possui Inspirar Bravura, os dois efeitos poderão ser usados com apenas um teste desta Perícia. Esta habilidade consome 5 Manas.