Furtividade

Furtividade

Atributo base: Destreza.
Esta é a habilidade em se esconder e mover sem ser percebido. Ao adquirir a perícia, o personagem deve escolher uma de suas especialidades (sem pagar pontos). Para cada nova especialidade, ele deve pagar 3 pontos. Caso ele ser furtivo de alguma forma que não possua a especialização (e o Mestre concorde que é possível), deve ser aplicada uma penalidade de -5.

Silêncio:
O Personagem é capaz de se mover sem fazer ruído, em ambientes cujo terreno seja de piso normal, como nos meios urbanos. Quando furtivo, o personagem se move a ¼ de sua movimentação normal (ou seja, ¼ de seus pontos de ação, em metros). Caso o haja um outro personagem procurando o utilizador da furtividade, deve-se fazer uma disputa de Percepção (audição) X Furtividade.

Trilha:
Igual à anterior, só que para ambientes em que a vegetação cubra o chão, e que folhas, galhos, cascalho e outros objetos possam atrapalhar o uso da perícia. 

Sombras:
O personagem é capaz de ficar virtualmente invisível em um ambiente escuro, desde que fique parado. Nessa situação, ele é capaz de ficar a apenas alguns centímetros de outro ser sem ser visto (mas ainda pode ser percebido, por exemplo, por meio do olfato). Penalidades devem ser aplicadas caso resolva se mover ou se estiver com alguma vestimenta que possam ser avistadas, como peças de roupas muito claras, coloridas ou brilhantes (inclusive algumas armaduras). Há necessidade de um novo teste a cada foco de luminosidade que ele passe, mas não para se mover em silêncio, caso também possua essa especialidade.

Camuflagem:
Igual à anterior, só que para ambientes naturais, como florestas. Neste caso, o personagem pode inclusive ficar “invisível” durante o dia, desde que a vegetação seja densa o suficiente. O mestre deve aplicar penalidades de acordo com a falta de cobertura vegetal para que o personagem se esconda, assim como bônus caso seja noite.

Nos dois últimos casos acima, caso o haja um outro personagem procurando o utilizador da Furtividade, deve-se fazer uma disputa de Percepção (visão) X Furtividade.

Corrida Silenciosa (10 pts):
Com essa especialidade, o personagem pode se movimentar silenciosamente com a sua movimentação normal (igual aos pontos de ação).
O mestre deve aplicar penalidades (-1 a -5) de acordo com a dificuldade de se manter em silêncio no piso, como no caso de alguns pisos de madeira instáveis ou pisos lisos que produzam eco. No caso de ambientes naturais, essa penalidade varia de acordo com a densidade da vegetação ou a quantidade de objetos que possam produzir ruídos no caminho dele. Penalidades adicionais devem ser aplicadas no caso de o personagem estar portando objetos que possam produzir ruídos, como botas pesadas e algumas peças de armadura de metal.

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