Atributo base: Destreza. Perícia no uso de Espadas, armas de lâmina de mais de 30cm. A Perícia serve tanto para o uso de Espadas curtas e longas de uma mão. Especializações: Espadas de Duas Mãos (5 pontos): Necessária para a utilização de Espadas Grandes, como espadas bastardas e montantes (e que também é necessário Força 13, pelo menos) e/ou estilos de luta com espadas que utilizem as duas mãos, o que configura um outro estilo de combate. Desarmar (5 pontos) (NH 15+) O combatente é capaz de fazer uma manobra que desarma o oponente. Essa manobra só pode ser usada contra armas médias ou grandes que estejam sendo empunhadas com apenas uma mão (não é possível desarmar adagas, lanças e espadas empunhadas com as duas mãos) O jogador anuncia o ataque, e seu oponente precisa escolher defender com a arma em questão (e naõ esquivar ou bloquear com um escudo) para que, então, o atacante anuncie que está realizando a manobra desarmar. Ele e o defensor farão uma disputa entre as suas respectivas Perícias com as armas que estejam utilizando, sendo que o atacante usando um machado possui +3 de bônus para esse teste. Se o atacante vencer, ele desarmará o defensor, fazendo com que a arma do oponente caia da sua mão. Se o defensor ganhar, ele defendeu o golpe normalmente. Ponto Fraco (NH 17+) (5 pontos) O espadachim realiza um ataque normal, mas em caso de acerto ele ignora proteção a dano do adversário, buscando atingir uma área desprotegida de sua armadura. O Personagem precisa declarar que está usando essa especialização antes de fazer sua jogada de ataque. Ele irá causar metade do dano máximo de sua arma, sem considerar bônus de Força e/ou Potência. Ou seja, 3 de dano com uma espada curta, 4 com uma espada longa, 5 com um Montante. Apenas a PD a dano de armadura é ignorada, se o adversário possuir PD devido ao seu couro, magia ou habilidade natural, essa especialização não terá efeito sobre essa PD. Expert (NH20+) (20 pontos) Você tem acertos críticos usando essa arma com resultados de 1 e 2.