Peculiaridades

Peculiaridades são características mais incomuns, presentes apenas em alguns personagens. Elas não rendem nem custam pontos, pois alteram a jogabilidade positivamente em algumas coisas e negativamente em outras, equivalentes. Os personagens podem ter qualquer quantidade de peculiaridades, muito embora faça sentido que ele possua apenas uma. 

Veja as características de Aparência do Sinédoque

O personagem não chega a ser obeso, mas seu peso está um pouco acima da média de sua espécie , o que influi em sua aparência. Ele possui +2 na perícia Natação e -2 para testes de Carisma em ambientes que que exista algum tipo de preconceito com pessoas acima do peso ou que as pessoas tenham acesso limitado a comida.

O personagem possui um desses sentidos praticamente inexistente. Se por um lado ele pode não ter maiores problemas em estar em um local com cheiro muito ruim, é difícil para ele detectar características de alimentos.

O metabolismo do personagem é especialmente rápido, o que significa dentre outras coisas que ele provavelmente é magro. Em termos de jogo, ele recupera de ferimentos com o dobro da velocidade. Da mesma forma, substâncias agem mais rápido em seu corpo, como venenos e poções (cujo efeito poderá acabar mais rápido).

O metabolismo do personagem é especialmente lento, o que significa dentre outras coisas que ele provavelmente é obeso. Em termos de jogo, ele se recupera 50% mais devagar de ferimentos e as substâncias agem mais devagar, como venenos e mesmo poções levam algumas rodadas para agir em seu corpo.

O personagem não gosta muito da existência em sociedade. Isso significa que ele possui -1 em todas as perícias que necessitem ser aprendidas em coletivo ao passo que possui +1 em todas as perícias mentais aprendidas por introspecção. O Jogador deve representar essa característica.

Você é destinado a viver acontecimentos com grandes alto e baixos! Em termos de jogo, TODOS os testes possuem críticos positivos com valores de 1 e 2 (ao invés só de 1) e críticos negativos com 19 e 20 (ao invés de apenas 20). O Personagem não pode ter o Defeito Azarento.

O personagem possui um certo talento natural com o ato sexual. Em termos de jogo, sempre que ele fizer uma relação, é capaz (definido pelo mestre, mas na grande maioria das situações) que ele crie um elo psicológico com o(a) parceiro(a) em questão, que funcionará de forma semelhante a um encantamento, de forma que o personagem tenha algum controle sobre as ações da pessoa em questão – assim como ele pode perder um pouco o seu controle pelo desejo de repetir a experiência. 

O Personagem possui uma habilidade incomum em atrair pessoas para o ato sexual. Semelhante à Perícia Sedução, com a diferença que ele não consegue controlar quem nem quando isso vai acontecer, sendo uma benção em alguns casos e uma maldição em outros.

O personagem é naturalmente atraente com o sexo oposto ao seu. Em termos de jogo, ele possui bônus +2 e todos os testes que envolvam Carisma ou Perícias sociais com o sexo oposto, ao mesmo tempo que acumula a penalidade de -2 com os testes que envolvam o mesmo sexo que ele. Alternativamente, ele pode possuir essa Peculiaridade para o mesmo sexo (mas obviamente, nunca para ambos).

Você possui um talento natural para atrair a atenção das pessoas. Recebe um bônus +1 permanente em Lábia e todas as Perícias artísticas. Por outro lado, não é capaz der ter nenhuma habilidade que envolva manter-se discreto, como a Qualidade Oblívio e as Perícias Perseguição e Furtividade.

O personagem possui alguma característica física rara e consideravelmente agradável, como um olho de cada cor, cabelo naturalmente grisalho com aparência jovem ou simplesmente um rosto de formato extremamente marcante. Ele ganha um bônus de +2 em testes de Carisma que as pessoas possam prestar atenção em sua característica e não possam considera-la nenhum tipo de maldição. Nesses casos, o teste deverá ser feito com -2. O personagem nunca poderá disfarçar-se nem se passar por outra pessoa.

O personagem possui um jeito naturalmente inofensivo, nunca parecendo capaz de causar mal. Ele ganha bônus de +2 nas Perícias Lábia, Prestidigitação (apenas quando furtando) e Dissimulação. Ele não pode adquirir a Perícia Sedução, nem as Qualidades Inspirar Bravura e Liderança e a Intimidação.

O personagem se impõe naturalmente, fazendo sua presença clara e assertiva. Ganha +2 nas Perícias Sedução e Comércio. Ele não pode adquirir as Perícias Lábia, Malícia, nem as Qualidades Empatia, Intimidação, e Empatia com os Animais.

O personagem possui uma afinidade especial com os infantes. Quando perto de crianças, o Mestre deve fazer um teste de Sorte considerando sucesso com ¼  do valor. Em caso de sucesso, as crianças podem contar algo de relevante (e que provavelmente passou despercebido pelos adultos), como algum evento ou reação que foi observado por elas (e até mesmo algo sobrenatural). Em caso de sucesso normal sobre o valor do Atributo Sorte, nada acontece, e em caso de falha, o personagem vai gastar a cena brincando com os infantes. 

A cabeça do personagem não funciona muito bem no período em que a maioria das pessoas convive (normalmente o dia, mas se o personagem for um vampiro, por exemplo, assume-se que o seu normal é a noite). Nesse período, ele recebe uma penalidade de -1 em todos os testes mentais (Atributos e Perícias). Em compensação, durante o outro período (normalmente a noite), ele recebe um bônus de +1 nos mesmos testes. 

Essa Peculiaridade é relevante para alguns jogadores iniciantes. Toda vez, que o personagem começar a fazer alguma coisa que o Mestre considere totalmente estúpida, ele deverá fazer um teste de Sorte (ou Inteligência) em segredo. Em caso de sucesso, ele deve aconselhar o jogador a respeito do assunto.

Pessoas assim precisam de companhia para sentir-se bem. Elas ficam distraídas e até tristes quando sozinhas, obtendo -1 em todas as Perícias mentais. Quando agindo ou ao menos na presença de um grupo, elas adquirem o bônus de +1 nas mesmas Perícias. 

Presente em Mortos-Vivos, essa característica torna o Personagem imune a todos os efeitos que necessitem ser resistidos com o Atributo Vontade. No entanto, ele também não possui controle sobre si próprio, realizando as vontades de outro ser, provavelmente seu criador, ou possua apenas ações semi-automáticas, resultantes de sua natureza mágica.

error: Conteúdo Protegido !!