Atributo base: Inteligência.
O Mago cria uma bola de cerca de 20 centímetros de diâmetro que é arremessada. Ela explode e desaparece com o impacto, causando até 1d6 de dano por nível da Esfera e ateando fogo em qualquer objeto inflamável que toque. É um efeito sempre obviamente mundano. O alvo pode se esquivar ou defender normalmente com um escudo, embora não possa realizar uma defesa com uma arma, pois o fogo irá atingi-lo de qualquer forma. Porém, um teste de Essência para resistir ao efeito não reduz o dano.
Alternativamente, o Mago pode criar um jato de fogo que saia de uma de suas mãos.
A Bola de Fogo (ou Jato de Fogo) quase sempre vai acertar alguma coisa, mesmo que não seja seu alvo, podendo ferir outras pessoas ou atear fogo.
(Aether 4+)
Alternativamente, o Mago pode fazer com que, ao atingir, a Bola de Fogo exploda e possa ainda causar dano na área ao redor de onde atingiu. Nestes casos, um escudo ainda funcionará como defesa, mas uma Bola de Fogo esquivada ainda pode acabar atingindo o Personagem que esquivou - se ela explodir muito próximo dele. A área coberta pela explosão possui um raio de 5-10 metros e pode, de acordo com o Mestre, causar um dano menor em quem estiver mais longe de sua explosão.
(Aether 5+)
Além de causar dano por fogo, a Magia consome também 1d4 pontos de Fadiga com o calor, mesmo se ela for bloqueada por um escudo.