Atributo base: Inteligência.
Faz com que um objeto fique incandescente numa área até 3 vezes o nível da Esfera Aether do Mago. O comburente ainda é o ar e a combustão é o Mana, de forma que o objeto não é consumido nem danificado durante a execução da Magia. O fogo queima durante a duração da Magia, mesmo sem um combustível e sem danificar a arma/objeto, ainda que ela seja de madeira ou outro material combustível. Ele causa 1d4 de dano adicional e ateia fogo em materiais inflamáveis. Gasta 2 Manas, dura uma cena. Obviamente, funciona como uma tocha e/ou serve para iluminar.
(Aether 3+)
Círculo de fogo
Alternativamente o Mago pode fazer um círculo de fogo ao seu redor, com raio igual a um metro por nível da Esfera Aether. Serve para espantar animais e, certamente, inflamar objetos e criaturas suscetíveis ao fogo. Uma pessoa normal pode passar num teste de Destreza para passar pelo círculo sem se ferir (1d4 de dano), o que provavelmente fará com que tenha que pular em direção ao Mago.