O personagem possui fé inabalável em algum tipo de organização ou instituição da qual participe (ou esteja diretamente ligado). Os princípios e ideias dessa organização e do objeto de fanatismo devem guiar suas ações, e qualquer tentativa de se desviar deles deve ser feita mediante a um sucesso em um teste de Vontade ½ (ou até menos se forem muito contraditórios). O teste também deve ocorrer em momentos que as atitudes impostas pelo objeto do fanatismo forem de encontro a suas características de personalidade mais profundas ou sejam insensatas. Nestes casos, o teste de Vontade pode não ter nenhuma penalidade. A segunda variação deste Defeito é o Extremismo, em que o personagem possui um nível de fanatismo que o cega para certos aspectos da realidade. Normalmente presente em membros de cultos religiosos (como Sacerdotes e Paladinos de Ben-Rodel), guardas de personalidades importantes e Personagens cuja realidade cotidiana os impele a situações desesperadas. O Personagem não hesitará em se colocar em risco, inclusive de morrer, em situações que envolvam defender seu objeto de fanatismo, e frequentemente entrará em discussões infrutíferas pelo mesmo motivo. Ele terá um bônus de Vontade (de acordo com o Mestre) para situações que envolvam defender seu objeto de fanatismo, como ser torturado ou influenciado mentalmente por Magias.