Perícias são habilidades aprendidas pelos Personagens. Elas determinam coisas específicas que eles são capazes de fazer. Muitas Perícias possuem ainda Especializações, que são possibilidades adicionais e custam uma quantidade de Pontos de Personagem a mais. Em alguns casos, elas só podem ser adquiridas a partir de um certo nível de habilidade na Perícia, indicado junto à Especialização, em outros casos, podem ser adquiridas independentemente disso, servido para explicitar o que o Personagem é capaz de fazer com a sua Perícia. Todas as Perícias possuem um Atributo base, que fica escrito em frente ao seu nome serve para determinar qual será o nível de habilidade da Perícia quando o Personagem adquirir um ponto nela. Um ponto de Personagem determina que a Perícia e fica igual a Metade do nível do Atributo base arredondado para baixo. O Atributo base está registrado em frente ao nome da Perícia. Exemplo: Espada (Destreza). Um personagem com Destreza 13, terá a Perícia Espada igual a 6 gastando um ponto (13 dividido por 2 arredondado para baixo). Para cada nível acima de 6, ele gastará 1 ponto. Gastando, portanto, 8 pontos para ter também a Perícia Espada em nível 13. A partir do nível de habilidade (NH) 19, gasta-se 2 pontos para subir em 1 o NH da Perícia. Durante a campanha, o Personagem não pode subir mais do que um no NH ao final de cada sessão, representando o tempo que se gasta para que ele aprimore a Perícia. O Mestre pode exigir que haja também um tempo de jogo para que as habilidades possam ser aumentadas, ou que uma habilidade aumente vários níveis depois de um longo tempo de jogo.
Se o personagem sobe um Atributo base durante a campanha, todas as perícias baseadas nele sobem também, caso o arredondamento da conta permita. Exemplo, se o Personagem de Destreza 13 aumenta-la para 14 durante a campanha, a Perícia Espada (e todas as Perícias baseadas em Destreza) subirão um ponto, pois 14 dividido por 2 é 7.
Especializações são habilidades extras conferidas pelas Perícias. Elas costumam possuir uma quantidade em pontos e um NH (Nível de Habilidade mínimo) exigido para serem adquiridas.