Pontos de Vida determinam o quanto de dano um personagem é capaz de suportar. Ao chegar a zero Pontos de Vida, o Personagem desmaia, e é provável que ele morra se nenhuma atitude for realizada em favor de sua saúde (e dependendo do dano sofrido). Estabelecendo, como sugerido, que o Personagem ainda esteja vivo com até 3 Pontos de Vida negativos, morrendo apenas com -4 PV. Entretanto, o Mestre ainda deve exigir testes contínuos de vitalidade para que ele resista aos ferimentos, e provavelmente o deixará com sequelas mesmo depois da cura completa. É verossímil que o Mestre permita que alguns Personagens sobrevivam independente do dano negativo recebido, desde que passem em testes de Vitalidade (decididos pelo Mestre de acordo com o dano) e recebam cuidados médicos, sendo razoável que eles fiquem com sequelas desse dano sofridos (como perder pontos de Atributo permanentes ou adquirir Defeitos físicos). Recupera-se um por dia com um teste bem sucedido de Vitalidade ou um Ponto a cada dois dias em caso de falha. O Mestre pode determinar uma proporção maior para personagens que possuem muitos Pontos de Vida ou que sejam recuperados mais Pontos de Vida devido a bons sucessos em testes de Vitalidade ou à cuidados médicos concedidos ao Personagem.