Com este Defeito, o Mago acessa as magias de Quantum com uma conexão profunda com a mesma energia que emana do Grande Cataclisma, o que inclui uma série de defeitos, mas alguns benefícios mágicos também. O primeiro nível de Quantum Umbral e Quantum contam como sendo da mesma esfera, e o Mago não precisa gastar pontos para os dois. O Personagem só é capaz de realizar Magias de Quantum a partir de sombras, e também todos os efeitos acontecem em locais em que há sombras. É impossível para ele realizar Magia em um local com sol a pino e caso exista uma fonte de luz imediatamente em sua frente (como uma tocha, por exemplo). Ainda que uma fonte de luz sempre produza sombras, o Mago tem q estar em contato mais próximo com a sombra do que com a luz. O Mestre deve estabelecer penalidades de acordo com a quantidade de luz presente, entre -1 até ¼ no nível da Magia para situações em que haja muita luminosidade no local onde o Mago está ou onde ele quer que seja o destino da Magia que ele quer realizar. Se possuir a Magia Quimerismo, realizará essa Magia sob as mesmas condições.
Além disso, o Mago não é capaz de nenhuma magia/especialização relativa à luz, como Flash e Luminescência nem poderá adquirir os níveis 4 e 5 da Esfera de Metamagia. Além disso, todos os seus testes com Magias e efeitos mágicos vão considerar os resultados de 19 e 20 como falhas críticas, e não apenas os resultados de 20 num d20, pois ele facilmente atrai as energias do Grande Cataclisma para seus efeitos mágicos. Contudo, esse Defeito funciona como se uma nova Esfera – Quantum Umbral – se abrisse para o Mago. O Personagem passa a ter direito às Magias da Esfera Quantum Umbral.