Atributo base: Inteligência. Esta é a habilidade de criar objetos mais complexos a partir do improviso com outros objetos mais simples. Quando o personagem adquire a Perícia, ele precisa escolher um tipo de gambiara que ele é capaz de fazer, sendo que versões semelhantes da mesma podem com algum bônus /penalidade. Cada tipo subsequente é uma nova especialização de dois pontos. Objetos criados por gambiarras tendem a ficar prontos mais rápido e com custos menores, porém a chance de não funcionarem, possuírem algum tipo de defeito e/ou desmontarem é maior. Especializações (3 pontos cada): Coquetel molotov, reparos domésticos, pocket sand, caltrops, alarme. Coquetel molotov: é uma espécie de granada rudimentar que se utiliza normalmente de um pavio de tecido unido a um líquido inflamável. Caltrops: é uma espécie de armadilha composta de vários objetos atirados ao chão capazes de fazer ruído e/ou machucar (como bolas de gude, pedaços de vidro ou pequenos espetos de metal em formato de tetraedro) Pocket Sand: é um pó utilizado para confundir, cegar ou engasgar oponentes, feitos de diversos tipos de material triturados. Alarme: mecanismo que inclui fios e objetos que produzem sons estridentes ao se tocarem, como pedaços de metal, cerâmica, vidro.