Escalada

Escalada

Atributo base: Destreza.
Esta é a habilidade em escalar montanhas, muros de pedra, árvores, paredes de edifícios e qualquer outra coisa que apareça em seu caminho, com ou sem a utilização de cordas e outros equipamentos. Em princípio, nenhum equipamento é necessário, desde que o personagem tenha sulcos na superfície, onde possa se agarrar. A altura da parede não influencia no teste, mas um novo teste é necessário a cada movimento que seja complexo, e que possa levar à queda. Por exemplo, no caso de uma superfície grande sem onde agarrar ou caso a inclinação da parede em questão se torne mais difícil (normalmente em ângulo negativo com relação ao chão). Um ponto de fadiga é gasto cada vez que o teste de Escalada é realizado. No caso de uma falha que não seja crítica, o personagem pode gastar dois pontos de fadiga para evitar a queda (ele percebe o erro e volta para a posição anterior, realizando um grande esforço). Penalidades podem ser acrescentadas para locais com sulcos particularmente pequenos, ou superfície molhada. No caso de paredes negativas e até mesmo tetos, o personagem normalmente precisa fazer um teste para cada movimento, percorrendo um curto percurso sem a chance de queda. Há a penalidade de -1 para cada 2Kg que o personagem esteja carregando, assim como também devem ser aplicadas as mesmas penalidades redutoras de movimento devido à armadura.

Especialização: 

(NH 15 +)

Estratégia de movimentação (5 pontos)
Com essa especialização, o Personagem já escalou o suficiente para conseguir perceber quais são as melhores posições e os melhores movimentos para realizar usa escalada. Ele passa a escalar mais rápido e/ou cobrindo o dobro da distância com o gasto de um ponto de Fadiga, de acordo com o que Mestre achar mais conveniente em casa situação.

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