Atributo base: Inteligência. Este é o estudo do inexplicável e/ou do sobrenatural mágico. O ocultista lida tanto com Histórias reais quanto lendas e tenta estabelecer conhecimento de fenômenos que não são facilmente verificáveis através de indícios e raciocínio sobre elementos conhecidos. Normalmente esse conhecimento diz respeito genericamente a algumas criaturas como espíritos, vampiros e licantropos, mas pode se estender às suas relações com pessoas comuns e, especialmente com usuários de magia. O conhecimento disponível para um ocultista está profundamente ligado à época em que a aventura se passa e fica a critério do mestre. É razoável que o personagem adquira especializações de acordo com a criatura que pesquisa e /ou tem mais contato (custo 5 a 15 pontos, de acordo com o Mestre, baseado na dificuldade de se adquirir informações no local e período em questão). Conhecimentos específicos (especializações): Arcano: Magos, utilizações de magias e ordens arcanas. Necromancia: Magias de morte, espíritos e mortos-vivos. Vampírico: Sociedade vampírica, poderes vampíricos e algumas de suas crias. Faerie: Espécies de Faerie, seus poderes e sua sociedade. Especializações: Ouija (5 pontos) Este tabuleiro, composto de letras, números e por vezes algumas palavras com ‘sim’ e ‘não’ é utilizado para conversa com espíritos por personagens que não possuam nenhuma habilidade mágica. Ela funciona de forma semelhante à Qualidade Conexão Espiritual, com a diferença que a comunicação é lenta e truncada, mediada unicamente pelo tabuleiro. O Personagem não é capaz de efetivamente sentir nem convocar o Espírito. Dessa forma, diversas vezes a comunicação não chega a acontecer ou o Personagem não possui certeza do Espírito com o qual esteja se comunicando. Proteção Mental (10 pontos) Antevendo a utilização de poderes diversos de seres sobrenaturais que afetam a mente, o Personagem adquire +2 em todos os testes de proteção contra poderes mentais, normalmente com o Atributo Vontade. Especialização (NH 15+) Leitura de Runas Druídicas (3 pontos) Druidas são capazes de construir linguagem simbólica manipulando padrões em raízes caules e folhagens de árvores. Esse complexo sistema de comunicação é dificilmente detectável por quem o desconhece. Essas runas constituem uma linguagem ideográfica, que não formam frases completas nem textos grandes, mas avisos com significados amplos como ‘perigo’, ‘água’, ‘santuário’, ‘área com algum animal (especificado)’. O Mestre deve autorizar esse conhecimento, de acordo com a história do Personagem.