Atributo base: Inteligência. Esta é a Perícia que envolve diferentes procedimentos curativos e de medicina. O Personagem é capaz realizar primeiros socorros estancando um ferimento ou imobilizando um membro machucado. Esse teste também pode ser utilizado para evitar que outro personagem à beira da morte venha a falecer. Adicionalmente, ele pode acompanhar um personagem ferido realizando um teste por dia, curando um ponto de vida por sucesso diário, caso tenha acesso a insumos médicos. O personagem é capaz de encontrar, com um teste da Perícia, algumas substâncias na natureza (sejam de origem vegetal, mineral ou animal) que não necessitem ser processadas para auxiliar nos procedimentos curativos, assim como reconhecer remédios. Especializações: Tratar doença (3 pontos): Deve-se escolher uma doença toda vez que essa Especialização for adquirida. O Personagem passa a ser capaz de diagnosticar, compreender os processos e realizar o tratamento (inclusive confeccionando remédios) de uma doença em questão. O Mestre pode exigir um custo maior de pontos caso sejam doenças raras e muito importantes caso sejam curadas no contexto do jogo. Necropsia (5 pontos): Com esta Especialização, o personagem é capaz de determinar causas e detalhes de morte a partir de indícios no cadáver. Muito embora algumas mortes sejam óbvias, detalhes como a natureza exata da arma, posição da luta, características físicas do assassino quantidade de tempo da morte pode ser descobertas com um bom sucesso no teste da Perícia (a cargo do Mestre). (NH15+) Cirurgia (10 pontos) Esta Especialização trata de curas que necessitem com que o Personagem realize procedimentos mais delicados, como costura de ferimentos profundos e amputações.