Atributo base: Carisma. Esta é a habilidade de simular estados de ânimo, emoções e vozes e de mentir convincentemente por um período de tempo. Em alguns casos, ela pode substituir um teste de Carisma, no caso do personagem poder e ter tempo de dissimular e não puder ser facilmente desmascarado (caso um dos presentes saiba da farsa). Nos casos mais corriqueiros, apenas um teste é necessário, mas em situações tensas ou onde haja suspeita sobre as intenções do personagem, o teste deve ser feito em Disputa contra o Raciocínio dos presentes. Especialização: Intimidação (10 pontos) Esta é a habilidade de coagir e impor sua vontade a partir do medo. Perceba que colocar uma arma no pescoço de uma pessoa é intimidar sem que seja necessário a utilização desta Especialização. Ela se trata de um conjunto de utilização de impostação de voz, discurso e linguagem corporal usada pelo Personagem para convencer outra pessoa de que ele é perigoso. Funciona de forma semelhante à Perícia Lábia, mas o Personagem que possui Intimidação fará uma disputa entre a Perícia Dissimulação contra o Raciocínio da pessoa que está sendo intimidada. É possível que um Personagem que pareça perigoso (por exemplo, um Personagem grande e armado contra pessoas comuns) ganhando algum bônus, mas mesmo um Gnomo é capaz de intimidar um Troll com a forma como vai se portar a partir da utilização desta Especialização. O Mestre pode determinar que em alguns casos é possível intimidar contra um grupo de pessoas, provavelmente com alguma penalidade e com os testes de Raciocínio feitos individualmente. Ao contrário de Lábia, que é uma forma sutil de convencimento, todos os presentes SEMPRE perceberão que a Intimidação está sendo realizada, podendo inclusive ter alguma reação por causa do ato. Alter Ego (NH 17+) (3 a 20 pontos) A partir do nível 17 nessa perícia, o personagem pode criar uma (ou mais de uma, adquirindo uma especialização para cada caso) personalidade alternativa - que normalmente é mantida em público em algumas situações (ou mesmo durante a maior parte do tempo). O custo varia do quanto as características do alter ego são diferentes de como o personagem foi construído. 3 pontos para algo simples (de uma pessoa calada para uma muito falante, até 20 pontos para personalidades bastante diferentes). O personagem pode simular por exemplo que é doente ou possui algum Defeito que ele não possua realmente, desde que sejam características possíveis de serem imitadas, como uma fobia. Ele não pode dissimular ter um atributo maior do que possui, por exemplo (mas as pessoas podem ser levadas a acreditar nisso...). Em casos de situações tensas, o Mestre pode exigir ainda um teste de Vontade para que o personagem não abandone seu alter ego – ou, pelo contrário, em casos de “uso prolongado” da habilidade seguido de diversas falhas em testes de Vontade (e/ou falhas críticas) o personagem pode acabar ‘assumindo’ o personagem, adquirindo algum de seus defeitos ou alguma outra perturbação.