Atributo base: Destreza. Perícia no uso de armas de haste curta com lâminas cortantes desbalanceadas, machados. Alguns machados possuem também ponta perfurante à frente de sua aba. Desarmar (5 pontos) (NH 15+) O combatente é capaz de fazer uma manobra que desarma o oponente. Essa manobra só pode ser usada contra armas médias ou grandes que estejam sendo empunhadas com apenas uma mão (não é possível desarmar adagas, lanças e espadas empunhadas com as duas mãos) O jogador anuncia o ataque, e seu oponente precisa escolher defender com a arma em questão (e naõ esquivar ou bloquear com um escudo) para que, então, o atacante anuncie que está realizando a manobra desarmar. Ele e o defensor farão uma disputa entre as suas respectivas Perícias com as armas que estejam utilizando, sendo que o atacante usando um machado possui +3 de bônus para esse teste. Se o atacante vencer, ele desarmará o defensor, fazendo com que a arma do oponente caia da sua mão. Se o defensor ganhar, ele defendeu o golpe normalmente. Especializações: Machadinha de arremesso (5pts): Sem essa especialização, o personagem arremessa machados com metade do seu nível da Perícia. A habilidade de arremessar qualquer espécie de faca. Machados não fabricados para arremesso inferem a penalidade de -5 para serem arremessados, independente do Personagem possuir a especialização. Machado de Duas Mãos (5 pontos): Especialização para a utilização de machados com mais de um metro de comprimento, que são armas grandes (também é necessário ter Força 13) e comumente possuem duas abas de corte. Expert (NH20+) (20 pontos) Você tem acertos críticos usando essa arma com resultados de 1 e 2.